Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Professora da rede pública em Juína utiliza vídeos e fotos como ferramenta de ensino

Alunos do 1º ano do ensino fundamental gravam vídeos ou enviam fotos como confirmação da aprendizagem do conteúdo

Data: Terça-feira, 25/08/2020 08:49
Fonte: Fonte: Seduc/MT

A plataforma Microsoft Teams continua sendo fonte de inspiração para os professores da rede estadual. Na Escola Estadual 7 de Setembro, no município de Juína (a 735 quilômetros da capital), os alunos gravam vídeos na aula de matemática como confirmação de que aprenderam o conteúdo.

É o caso dos alunos da professora Andresa Rodrigues de Abreu que gravam vídeo mostrando como aprenderam a somar. Além de dois vídeos, ela recebeu mais de uma dezena de fotos tiradas do celular e enviada como forma de avaliação das atividades daquela aula.

Conforme a professora, a ideia inicial foi trabalhar com sua turma de 24 alunos as tarefas e, ao final das tarefas, fotos e vídeos para fazer a correção. Tanto a professora como os alunos estão conhecendo a plataforma e suas multifuncionalidades.

“Como correção das atividades, pedi para que quem conseguisse enviar as fotos por lá, pelo Teams, seria muito bom e que se acaso não conseguissem que enviasse no WhatsApp”, salienta.

Duas alunas postaram todas suas tarefas direto na plataforma, mas o vídeo de uma delas foi enviado no grupo da turma. Metade da classe enviou fotos e vídeos mostrando as atividades e o cantinho de estudo de cada um. Um aluno enviou um vídeo com jogo de contas de adição, mostrando como aprendeu a somar. Para isso, realizou joguinho no celular.

Como forma de motivar os pais a acompanhar os filhos, os vídeos são postados nos grupos de WhatsApp dos pais. No entendimento da professora, muitos pais gostam dos vídeos e seguem o exemplo com seus filhos.  

A diretora Cláudia Pereira Leite da Silva destaca que todos os professores estão fazendo um excelente trabalho em relação às aulas online, pois criaram grupos de WhatsApp para tirar as dúvidas da plataforma Teams, além de marcar a entrega do material impresso.

“A equipe não está medindo esforços para conseguir atender todos os alunos”, assegura.

Professores e alunos

Para que todos tenham acesso a plataforma Teams, a Seduc, em parceria com a Microsoft, está gerando e-mails institucionais para professores e estudantes.

Estão previstas a criação de 15 mil contas de e-mails para os professores e mais de 360 mil contas para os alunos. O esforço engloba também a criação de todas as equipes de professores e alunos conforme as turmas existentes nas escolas.

Para o atendimento aos professores e estudantes, além do chat dentro do ícone “busque seu login e senha” a Seduc conta com mais dois canais de suporte, pelo 0800 65 1717 e pelo e-mail helpdesk@educacao.mt.gov.br.