Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Cacique do povo Kayapó morre com Covid-19 durante tratamento em aldeia de MT

Nikaiti Mekranotire, de 76 anos, morreu nesta quarta-feira (26). A morte dele foi a primeira registrada pela doença na Aldeia Kororoti.

Data: Quarta-feira, 26/08/2020 19:33
Fonte: G1 MT

O cacique indígena Nikaiti Mekranotire, de 76 anos, morreu de Covid-19, nesta quarta-feira (26), na Aldeia Kororoti, que fica em Guarantã do Norte (MT). Ele era uma das grandes lideranças do povo Kayapó, no estado. A morte dele foi a primeira registrada pela doença na aldeia.

Nikaiti era casado e tinha seis filhos.

O cacique foi atendido por uma equipe médica contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para atuar nos casos de Covid-19, na Unidade Básica de Saúde Indígena, que fica na aldeia. A equipe conta com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e tem na unidade concentradores de oxigênio e medicações necessárias para o tratamento da doença.

De acordo om um enfermeiro da equipe, a evolução do quadro foi rápida. O cacique começou a passar mal há aproximadamente quatro dias.

Ele tinha algumas comorbidades. Era fumante e tinha doença pulmonar.

Durante a pandemia, a rotina do cacique era na aldeia.

Atualmente, tem mais de 20 casos de coronavírus na aldeia, mas nenhum caso grave. Os infectados estão sendo monitorados pelos médicos.

A aldeia tem aproximadamente 200 moradores.

O sepultamento do líder indígena será na própria aldeia, com rituais fúnebres do povo Kayapó, mas as orientações sobre o velório e enterro de pessoas mortas pela doença devem ser seguidas.