Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Fumaça de incêndio em reserva indígena volta a encobrir Rondonópolis (MT)

Esse é o segundo incêndio que atinge a terra indígena Tadarimana neste mês. Os bombeiros têm o desafio de tentar preservar o que sobrou da mata nativa.

Data: Quinta-feira, 27/08/2020 13:11
Fonte: G1 MT

A zona urbana de Rondonópolis, na região sul do estado, amanheceu coberta por fumaça, nesta quinta-feira (27), em razão do incêndio na reserva indígena Tadarimana. O primeiro incêndio começou no dia 1º de agosto e, na mesma semana, já havia sido controlado, mas pelo foco do incêndio estar em uma área difícil, as chamas voltaram nesta terça-feira (25).

Na reserva vivem 800 indígenas divididos em oito aldeias e o incêndio só não atingiu as moradias porque os bombeiros e indígenas atuam dia e noite para conter as chamas. Os bombeiros têm o desafio de tentar preservar o que sobrou da mata nativa.

Esse é o segundo grande incêndio na reserva do povo Bóe-Bororo este mês.

No começo do mês, o fogo consumiu 70% da vegetação e só foi controlado depois de quatro dias. As chamas voltaram na terça-feira (25) e agora 90% da mata já foi queimada.

A reserva tem 10 mil hectares de área.

Tem muita fumaça chegando na cidade e ela começa a prejudicar a visibilidade dos motoristas, além do calor e a baixa umidade do ar característico dessa época de estiagem.