Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Campanha 'Bambi, vem pra manada' busca arrecadar doações para pagar transporte de elefanta de SP para MT

No Santuário, elefanta indiana de 58 anos vai conviver com Maia, a Mara, a Lady e a Rana, também resgatadas.

Data: Terça-feira, 01/09/2020 17:34
Fonte: G1 MT

O Santuário de Elefantes do Brasil, em Chapada dos Guimarães (MT), está fazendo uma campanha para a transferência da elefanta indiana Bambi que atualmente está no Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP). Bambi tem 58 anos e fazia parte do elenco do Circo Stankowich, um dos mais tradicionais do Brasil.

Ela pesa 3,7 mil kg. É cega do olho esquerdo e tem problemas na mandíbula.

No mês passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou a transferência dela para Mato Grosso, a pedido do Santuário, que alegou à Justiça que o bosque de Ribeirão Preto, onde Bambi está vivendo desde 2014, não tem estrutura para cuidar dela.

Para o Santuário, o animal está tendo uma segunda chance de morar no local que tem 30 hectares destinados aos elefantes.

"A vida geralmente não nos dá uma segunda chance, mas de vez em quando, algo milagroso acontece. Bambi perdeu a oportunidade de encontrar um santuário há sete anos, mas sua segunda chance apareceu, e você pode ajudar a trazê-la para casa", diz trecho do post da campanha.

A campanha 'Bambi, vem pra manada!' é feita pela internet.

No Santuário, Bambi vai conviver com Maia, a Mara, a Lady e a Rana, também resgatadas, e poderá usufruir de riacho, lago, árvores e espaço com lama.

Segundo a entidade, durante esses mais de seis anos no zoológico de Ribeirão Preto, Bambi alternava o espaço do recinto externo do zoológico com outra fêmea asiática, Mayson, e que elas não se davam bem. Por isso, não podiam compartilhar o mesmo espaço. Isso significava que, cada uma delas, passava quase 20 horas por dia dentro de um recinto interno de concreto.

Durante esse tempo, a condição corporal de Bambi diminuiu, ela teve uma perda de peso e massa muscular significativa, perdeu a visão de um dos olhos e começou a parecer que tinha desistido.

Então, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal entrou com um pedido judicial em nome de Bambi, solicitando que ela fosse transferida para o santuário. Desde que esse processo começou, o zoológico dividiu o recinto externo ao meio com uma cerca elétrica para permitir que as duas elefantas possam permanecer no mesmo espaço.

O zoológico levou mais de 5 anos para construir essa cerca simples e barata. Embora não seja uma solução, é certamente uma melhoria se comparado às 20 horas por dia no concreto.