Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Levantamento mostra que em MT foram feitos 5 abortos legais no primeiro semestre deste ano

Em contrapartida, foram registrados 205 estupros no mesmo período em MT.

Data: Quinta-feira, 03/09/2020 10:30
Fonte: G1 MT

Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados cinco abortos legais em Mato Grosso, conforme levantamento do G1 feito com dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em contrapartida, foram registrados 205 estupros no mesmo período em MT.

A lei 12.845, de 2013, regulamentou o atendimento obrigatório e integral a pessoas em situação de violência sexual e concedeu todos os meios à gestante para interrupção da gravidez em decorrência de estupro. Pelo texto, não é necessário que a mulher apresente boletim de ocorrência, nem que faça exame de corpo de delito.

Na última sexta-feira (28), o Ministério da Saúde publicou uma portaria que obriga médicos a avisar polícia sobre pedidos de aborto legal por estupro. O documento inclui oferta para que a gestante veja imagens do feto, em ultrassonografia, e submete a vítima a um extenso questionário sobre o estupro, inclusive com questões a respeito do agressor.

Senado e Câmara têm projetos com o objetivo de tornar a portaria sem efeito. Parlamentares contrários à medida do Ministério da Saúde também cogitam levar ao Supremo Tribunal Federal um pedido para que a portaria seja barrada.