O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, divulgou nessa quarta-feira, 10 de janeiro, a lista das 1.633 fazendas brasileiras, que cumprem a Normativa Nº 17, que regulamenta o Sistema Brasileiro de Rastreamento (Sisbov), e estão aptas a exportar carne bovina in natura e animais para abate para a Comunidade Europeia.
Apenas oito, dos 27 estados brasileiros estão na relação de aptos, que é atualizada a cada 15 dias, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Espirito Santo
Mato Grosso lidera o ranking com 453 propriedades aptas para fornecer bovinos para abate e venda da carne in natura para a União Europeia, seguido do estado de Goiás, com 399 fazendas e o último colocado da lista é o Espirito Santo, com apenas 07 propriedades.
Dentre as propriedades listadas, apenas duas estão localizadas no município de Juara, município que já teve o maior rebanho bovino do estado e está sempre entre os três maiores produtores de gado de Mato Grosso.
Em Juara, estão habilitadas, a Fazenda Vale do Sangue, de propriedade do Senhor Ronaldo Rodrigues da Cunha e Fazenda Zilda, de propriedade do Senhor Sérgio Jan Madici Hamburger.
O município Brasnorte contribui com seis fazendas na lista e Juína com duas. Os demais municípios do Vale do Arinos não tem nenhuma fazenda habilitada.
Veja o Ranking dos estados habilitados com o número de Fazendas habilitadas em que cada um.
1º - Mato Grosso, 453
2º - Goiás, 399
3º - Mato Grosso do Sul, 238
4º - Minas Gerais, 260
5º - São Paulo, 128
6º - Rio Grande do Sul, 114
7º - Paraná, 24
8º - Espirito Santo, 07
Clique aqui e veja o ranking com todas as fazendas habilitadas pelo MAPA: