Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Papel do biomédico na doação e transplante de órgãos

Data: Quarta-feira, 09/09/2020 21:17
Fonte: Grupo Amplitude /Guarantã do Norte

O mês de setembro traz junto a campanha “Setembro Verde”, que estimula a doação de órgãos. Esse procedimento é uma prova de amor ao próximo, onde muitas vezes a família deve tomar a decisão em momentos difíceis, mas essa decisão pode salvar muitas vidas.

Em todos os casos que envolvem os transplantes de órgãos, muitos já ouviram a frase: “Procurando um doador compatível”. Mas o que isso quer dizer?

A resposta é muito complexa e envolve vários mecanismos que nosso corpo tem, os quais podem causar uma rejeição aos órgãos transplantados.

Para que isso se torne menos provável, a procura por um doador compatível é fundamental; e, mesmo assim, são necessários vários exames laboratoriais nas fases antes e depois do transplante, a fim de minimizar a possibilidade de rejeição.

Esse tipo de exame é realizado pelo Biomédico, ou seja, é o Biomédico quem determina a compatibilidade entre o doador e o receptor. O Biomédico é o profissional capacitado para assumir essa responsabilidade.

De fato, a qualidade dos exames pré e pós transplantes de órgãos depende da competência desse profissional, e o Biomédico tem uma formação cujas habilidades e competências teórico-práticas o credenciam a estar realizando e assumindo esse tipo de responsabilidade.

A Biomedicina está presente em praticamente todas as áreas da saúde, e nos transplantes não é diferente, a responsabilidade e o conhecimento fazem do Biomédico um profissional essencial antes e depois da cirurgia.

 

Visite a nossa página:

 https://guaranta.ajes.edu.br/curso/9/bacharelado-em-biomedicina/

E saiba mais sobre o curso de Biomedicina da AJES, o primeiro curso de Biomedicina do Vale do Peixoto.

Siga nosso Instagram @biomedajes e descubra por que a Biomedicina é considerada a profissão do futuro.

Quem sabe vai descobrir também que há um (a) biomédico (a) em você. Por que não?!