Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Advogada e gestora rural profere palestra em Juara sobre queimada e segurança jurídica no campo.

O encontro reuniu vários produtores rurais.

Data: Terça-feira, 15/09/2020 22:24
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara-Paulo Becker

O fogo se alastra nesta época do ano e é preciso combate-lo. Os focos de calor são capturados por satélites de monitoramento, sensores do satélite registram temperaturas acima de 47°C. Ao longo dos anos, o INPE tem avançado na auditoria das detecções de focos de calor com intuito de evitar falsas detecções, desta forma, dificilmente um foco de calor detectado não seja incêndio ou queimada. Um incêndio ou uma ocorrência podem gerar um ou vários focos de calor, dependendo da extensão da linha de fogo.

Visando informar ainda mais o setor produtivo, importante palestra foi proferida no Sindicato Rural de Juara, por Rebeca Youssef, advogada e gestora rural, que falou sobre queimada e segurança jurídica no campo.

Rebeca destacou para a reportagem do Grupo Amplitude Comunicação, a diferenciação entre queimada e incêndio. Segundo ela, há uma confusão cultural, queimada faz parte das técnicas agrícolas de manejo no Brasil afora com o intuito de limpar uma área para o plantio de culturas temporárias. Já o incêndio é o fogo que devora e avança fora de controle, como os que estão acontecendo hoje em Mato Grosso

“Construímos ao longo do tempo, no senso comum, que o agronegócio é por definição poluidor. Isso não corresponde com a realidade, pois temos estudos científicos atestando a sustentabilidade do agro” declarou Rebeca.

Veja no vídeo outros detalhes da entrevista: