Após quatro meses de estiagem, Cuiabá amanheceu neste domingo (20) com chuva. A última chuva registrada na região foi no dia 22 de maio.
Mato Grosso enfrenta um dos maiores períodos de estiagem. Os focos de calor no estado aumentaram 9% em relação ao ano passado. É o primeiro lugar entre os estados do Brasil no ranking de focos de calor.
O aumento das queimadas ocasiona a diminuição da qualidade do ar. Além da fumaça, o tempo quente característico dos meses de julho, agosto e setembro, e a baixa umidade do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias.
Apesar da chuva, de acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a previsão para este domingo é que a temperatura chegue aos 40ºC em Cuiabá. A mínima deve ficar em 23ºC.
Com a temperatura alta, a previsão é de que a chuva caia na capital durante toda a semana.
Nesta segunda-feira (21), deve haver chuvas isoladas e temperatura pode variar entre 25ºC e 39ºC.
Na terça-feira (22), a previsão é de pancadas de chuva durante todo o dia, com a temperatura variando entre 22ºC e 37ºC.
Na quarta-feira (23), o dia amanhace nublado. Os termômetros devem marcar 24ºC, chegando a 35ºC no decorrer do dia.
Na quinta-feira (24), a previsão também é de chuva, com temperaturas variando entre 24ºC e 36ºC.
Chuvas isoladas estão previstas em Cuiabá na sexta-feira (25) e no sábado (26). Os termômetros devem marcar mínima de 24ºC e máxima de 36ºC.