Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mulher morta a tiros pelo ex-marido em Cuiabá compartilhava publicações sobre violência doméstica e abuso emocional

Em uma de suas publicações, em agosto, Vanessa compartilhou uma postagem sobre os 14 anos da Lei Maria da Penha, com a frase: 'Amor não machuca, acabe com a violência'.

Data: Segunda-feira, 21/09/2020 16:32
Fonte: G1 MT

A funcionária de uma lanchonete, Vanessa Gonçalves da Silva Santana, de 30 anos, que foi assassinada a tiros no domingo (20), pelo ex-marido, em Cuiabá, compartilhava publicações sobre violência doméstica e relacionamento abusivo em suas redes sociais.

Vanessa era bacharel em direito e estava separada há pouco tempo de Erinaldo Rozendo da Costa, de 35 anos. De acordo com informações da Polícia Militar e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ele teria cometido suicídio logo após o crime.

Em uma de suas publicações, em agosto, Vanessa compartilhou uma postagem sobre os 14 anos da Lei Maria da Penha, com a frase: 'Amor não machuca, acabe com a violência'.

Uma das amigas comentou na postagem: "Infelizmente você foi vítima desta violência."

Em outra publicação, no mesmo mês, Vanessa compartilhou a inauguração da primeira Delegacia 24 horas da Mulher em Cuiabá, para atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual.

Na última semana, a vítima também fez publicações que falam sobre abusos emocionais.

 

"Você tem uma relação para ser feliz, sorrir, rir e ter boas lembranças. Não para estar constantemente incomodado, sentir-se ferido e chorar", escreveu em uma delas, há seis dias.

 

Comentários nas últimas publicações falam sobre o crime e os textos. "Aqui ela estava pedindo socorro", diz um deles.

 

A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa acompanha o caso de Vanessa.

Ela estava trabalhando no estabelecimento quando o ex-marido chegou no local. Ele entrou e começou uma discussão com a vítima.

O ex-marido a levou à força para fora da lanchonete e atirou quatro vezes na vítima. Vanessa não resistiu e morreu no local antes de ser socorrida. O ex-marido fugiu.

Erinaldo foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (21) no bairro Residencial Ana Maria, em Cuiabá. Segundo a Polícia Militar, havia uma marca de tiro no rosto dele.

Um revólver foi encontrado ao lado do corpo do suspeito. Supostamente ele teria cometido suicídio.

Vanessa deixa duas filhas.

 

 

Feminicídios em Mato Grosso

 

O número de feminicídios em Mato Grosso aumentou 40% entre os meses de janeiro a agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) divulgados no dia 12 deste mês.

O levantamento leva em consideração vítimas femininas entre 18 e 59 anos.Nos oito primeiros meses deste ano, 35 feminicídios foram registrados, no entanto, segundo a secretaria, este número pode ser alterado, conforme o andamento das investigações policiais. Já em 2019, este número chegou a 25 casos.

O levantamento do Observatório da Violência também mostra que os homicídios dolosos contra mulheres tiveram redução de 31%, sendo que ocorreram 20 mortes este ano contra 29 no mesmo período do ano passado.

Conforme o documento, os números de homicídios dolosos tentados também diminuíram 23%, com 149 casos este ano contra 193 ano passado.