Um quarto da população de Mato Grosso que realizou teste de Covid-19, até agosto deste ano, testou positivo, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (24).
Conforme o levantamento, foram 310 mil exames realizados até agosto deste ano no estado. Desses, 79 mil resultados foram positivos para Covid-19, o que representa 25,4%.
O índice está acima da média nacional. A pesquisa mostra que 17,9 milhões de pessoas realizaram testes para a doença no Brasil. Dessas, 21,6% (ou 3,9 milhões de pessoas) testaram positivo.
Entre os testes para diagnóstico da doença, estão os exames com material coletado na boca ou nariz com o cotonete (120 mil realizados, sendo 33 mil com o resultado positivo); o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo (108 mil, sendo 19 mil positivos); ou o exame com sangue retirado da veia do braço (137 mil, sendo 40 mil positivos).
Segundo a PNAD Covid-19, 262 mil mato-grossenses apresentaram pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular).
Do total de pessoas que apresentaram algum sintoma, apenas 32,7% procurou uma unidade de saúde para atendimento.
Até essa quarta-feira (23), 3.336 morreram em decorrência do novo coronavírus no estado, conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).