Mesmo com todo um protocolo de segurança para evitar que a COVID-19 chegue até a população carcerária de Juína, 06 reeducandos abrigados no Centro de Detenção Provisória (CDP), foram confirmados com a doença após passarem por exame do LACEN (Laboratório Central de Mato Grosso).
De acordo com as informações repassadas ao Amplitude News pelo diretor da unidade, Izaak Nunes, desde o início da pandemia foram tomadas medidas de segurança, isolando as pessoas do grupo de risco. Outra ação necessária foi a restrição do acesso de pessoas de fora da unidade para evitar a entrada da doença.
Mas, segundo ele, os familiares dos detentos realizaram diversas cobranças, chegando inclusive ao Ministério Público. Foi liberada então a entrada do chamado “jumbo”, kit de higiene, limpeza e roupas, e a suspeita principal é que o Coronavírus possa ter entrada no CDP através desses itens de familiares.
“Não sabemos ainda como eles foram contaminados, se foi através de servidor, mas por pressão de alguns familiares, acabamos cedendo a entrada desse material (jumbo), e há a hipótese de que a contaminação entrou através desse jumbo. Coincidentemente, após a liberação da entrada desse material apareceu o primeiro caso”, explicou.
Questionamos se os detentos podem ter saído da unidade e contraído a doença, ele salientou que não e existem apenas dois que prestam serviço na unidade na área de limpeza, mas que utilizam todos os EPI’s (equipamentos de proteção individual).
Ele informou ainda que todos os contaminados estão assintomáticos e recebendo o tratamento adequado. “Eles estão isolados, separados dos outros, recebendo tratamento e acompanhamento da equipe de enfermagem diariamente, inclusive nos feriados e finais de semana”, declarou Nunes.
O diretor desmentiu ainda a informação de que um surto da doença teria ocorrido, chegando a mais de 80 reeducandos contaminados. “Quero tranquilizar a população de que não existe esse número absurdo de 84 casos, o que acontece é que foram somente 06 positivos com a doença pelo LACEN e estão bem”, finalizou.