Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Rainha da Parada da Diversidade se torna a primeira mulher transsexual a ingressar na OAB de Mato Grosso

Data: Quarta-feira, 07/10/2020 14:36
Fonte: Olhar Direto

A Rainha da Parada da Diversidade de Cuiabá 2019, Daniella Veyga, se tornou a primeira mulher transsexual a ingressar no quadro de profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT). O cargo é como estagiária porque Veyga ainda é graduanda de Direito, mas ela já atua há algum tempo defendendo pautas LGBTQIA+ em âmbito social e jurídico no Estado.

“Esse registro não foi somente meu. É um registro de todas as meninas que não tiveram oportunidade e de todas as meninas que não chegaram a ter alguma oportunidade [porque] tiveram suas vidas tiradas antes (...) Então, para mim é muito marcante, por ser a primeira, por ser a pioneira. [É importante] para que as outras meninas, que ainda estão por vir, possam saber que elas vão ser acolhidas e vão ter uma pessoa que vai poder acolhê-las”, relata ao Olhar Jurídico.

Inicialmente, começou a cuidar de pautas LGBTQIA+ de âmbito mais social, como acesso a saúde e educação, mas começou a defender assuntos em âmbito jurídico. Entre as pautas que defende, há o não-atendimento de mulheres transsexuais vítimas de violência doméstica na Delegacia da Mulher, como também a forma de tratamento dado a essa população quando há processos em trâmite.

“É sobre o respeito ao nome social, identidade de gênero. Se o juiz trata de acordo com a identidade de gênero das pessoas, se refere-se a mulheres trans no processo e salas de audiência no feminino, com nome social. Passei a me dedicar a essa questão porque nós mulheres trans começamos a acessar o judiciário. Aumentou a demanda nas varas do trabalho, porque há questões de violações trabalhistas, preconceito por gênero e sexualidade. Há registros de violência porque as meninas [trans] se sentiram encorajadas a denunciar. Não é que aumentou”, explica.