Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Professores (Educadores) merecem PALMAS, por isso façam isso a eles!

Data: Terça-feira, 13/10/2020 01:17
Fonte: Clodis Antonio Menegaz

Dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor, data para refletir sobre aquele que exerce a profissão que professa sua crença na humanidade, profissional que tem no seu ofício muito mais do que um trabalho, um salário, tem aí sua causa de vida, o professor é figura que acredita na condição humana, acredita que uma criança com oportunidade educacional digna tem o potencial de ser um adulto com chances reais de realizar os seus sonhos, exercer a cidadania e ser ativo no mundo do trabalho, contribuindo assim para a construção de um Brasil melhor.


A história registra que os países que valorizaram e exigiram respeito aos professores enquanto estratégia estatal e privada de oferta da educação, seja básica, técnica ou superior, alcançaram resultados e projeções que saltam aos olhos.

Valorizar o professor deveria ser uma meta dos países que almejam qualidade educacional, valorizar com salários dignos, com respeito e com condições de trabalho que permitam a eficiência, eficiência sonhada pelo povo e nem sempre pensada pelos que governam a nação com a devida atenção e compromisso.


É hora de valorizar este profissional que dedica mais de três décadas de sua vida ao ato de ensinar, acredite, para ensinar por três décadas é preciso aprender por três décadas, os alunos mudam, os métodos de ensino mudam, os problemas sociais exercem impacto direto na aprendizagem, a legislação se atualiza, a política educacional se ajusta, a tecnologia chega as escolas e passa a fazer parte permanente do processo.

Repito, o professor escolheu aprender, só quem aprender de forma permanente é capaz de ensinar, por isto, enxergue o professor com respeito, com reverência e afeto digno de quem escolheu professar sua crença no futuro da humanidade.


Ser professor nada mais é que carregar consigo a responsabilidade de desenvolver habilidades, formar valores, ensinar a relacionar o que se aprende na escola com atos da vida comum e, na mesma medida orientar o processo de socialização dos alunos no convívio com as diferenças que caracterizam as escolas brasileiras.


Alegria para o professor é ver que seu aluno aprendeu a ler, escrever, calcular, interpretar e fazer o uso destes saberes em todas as áreas do conhecimento e, após passar alguns anos saber que o aluno está com formação técnica ou superior e incluso no mundo do trabalho, provendo seu sustento e fazendo história. Saber que a ação docente mudou para melhor da vida do aluno inegavelmente é uma das grandes razões de ser professor.


Por isto, ouçamos Leci Brandão: “Batam palmas pra eles que eles merecem”.

 

Texto de autoria:
Alexandre da Silva Colinsque
Professor da Educação Básica – SEDUC/MT.
Acadêmico do Curso de Direito da AJES - Vale do Arinos.
E-mail: colinsque2009@hotmail.com