Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Pai e comerciante foram mortos em operação para coibir facções após filho atirar contra policiais

Data: Quinta-feira, 15/10/2020 14:56
Fonte: Olhar Direto

As duas pessoas mortas durante a Operação Integrada Ordem Pública, na última quarta-feira (14), deflagrada com o objetivo de coibir a atuação de facções criminosas em Confresa, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e outras cidades que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 10, eram pai e filho. Ambos acabaram atingidos após confronto com policiais que estavam realizando a ação, que culminou em oito prisões em flagrante.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), durante a realização da Operação Integrada Ordem Pública, duas pessoas morreram após reagirem à ação das forças policiais.
 
Durante o cumprimento dos mandados de prisão, um dos alvos da operação, identificado como José Neto (dono de uma lanchonete), estava armado e atirou contra os policiais que, em legítima defesa, revidaram a agressão.
 
O suspeito e o pai dele foram atingidos na troca de tiros e imediatamente atendidos pelos bombeiros que participavam da operação. Posteriormente, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiram e foram a óbito.
 
O dono da lanchonete já havia sido preso em uma ação por tráfico de drogas em março deste ano.
 
A operação
 
Na madrugada de quarta-feira, as forças de segurança iniciaram os cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão. Foram apreendidos dois revólveres e uma espingarda; 14 munições; porções de maconha; cocaína; R$ 500,00 em dinheiro; dez aparelhos celulares e quatro cadernos onde era feita a contabilidade de traficantes que atuavam na região.
 
O delegado regional de Confresa, Marcos Leão, lembra que o trabalho da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) iniciou em agosto, com investigações sobre a atuação das facções criminosas na região.
 
“Desde então a Polícia Civil vem fazendo esse trabalho, inclusive junto com a Polícia Militar, e nesse período a gente observou como a atuação ordenada dessas facções fizeram com que elas crescessem. E a Secretaria de Segurança desencadeou essa operação não só para mostrar a força do Estado, mas também para manter esse trabalho e impedir que o crime ganhe as ruas”, pontuou o delegado responsável.
 
A operação também contou com a pintura de 33 pontos pichados com frases de apologia ao crime. Os servidores das prefeituras dos três municípios ficaram responsáveis pela pintura, com a escolta de policiais militares e civis. Além disso, os três municípios contaram com barreiras na entrada das cidades, reforçando assim a segurança da população.
 
“O Estado é permanente e o aparelhamento de Segurança Pública é o braço forte desse Estado, que faz obter o progresso de forma ordenada, legal e legítima. Não vamos admitir que facções criminosas se instalem em nossa região e entrem em confronto com a polícia. Nós sempre prezaremos pela sensação de segurança da população, servindo e protegendo a sociedade”, destacou o comandante do 10º Comando Regional, tenente-coronel PM Wellington Rodrigues.
 
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Vigilância Sanitária do município atuaram na vistoria de bares e estabelecimentos comerciais principalmente nas áreas com maior índice de criminalidade.
 
A Operação Ordem Pública contou com um efetivo de mais de 100 servidores da Segurança Pública e 24 viaturas. São servidores da Polícia Militar (10º Comando Regional, Bope, Força Tática); Polícia Judiciária Civil (Delegacia Regional de Confresa, DRE e GOE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Sistema Penitenciário, por meio do Serviço de Operações Especiais (SOE).