Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Presidente sanciona nova lei de trânsito que amplia validade e pontos da CNH

Data: Domingo, 18/10/2020 00:00
Fonte: Olhar Direto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na última terça-feira (13), com diversas mudanças. Entre as regras sancionadas está a ampliação da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de cinco para dez anos para condutores de até 50 anos, e a quantidade de pontuação para a suspensão da CNH.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as novas regras, além de tirar o peso do estado sobre o cidadão também vão endurecer as normativas sobre condutas graves no trânsito. “As mudanças na legislação foram necessárias para acompanhar o novo momento que o país está vivendo. Estamos confiantes que a vida do motorista profissional e do cidadão, que exercem sua cidadania no trânsito, terá uma melhoria considerável no que diz respeito aos serviços de trânsito”, avalia Freitas. “As medidas também irão endurecer as penalidades contra as irregularidades e punir aqueles que usam do álcool ao dirigir”, complementou.

O presidente vetou dispositivos que estavam no texto enviado pelo Congresso Nacional que falam sobre a necessidade de o candidato realizar exames médicos apenas em clínicas parceiras do Detran ou autoescolas.

Foi vetado também o artigo 56-A, que trata da passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores pelo corredor entre os veículos no mesmo sentido da via somente quando o fluxo estivesse parado ou lento. Além disso, Bolsonaro retirou a necessidade de avaliação psicológica em casos que o infrator for submetido ao curso de reciclagem, estipulado pelo artigo 268 do CTB.