Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Forças Policiais cumpriram reintegração de posse da Fazenda Mandaguari em Porto dos Gaúchos na segunda-feira

Forças Policiais cumpriram reintegração de posse da Fazenda Mandaguari em Porto dos Gaúchos na segunda-feira (15)

Data: Terça-feira, 16/01/2018 08:15
Fonte: Porto Noticias

Passava das 05 horas da manhã desta segunda-feira (15/01), quando uns efetivos de cerca de 30 policiais militares saíram de Porto dos Gaúchos com destino a fazenda Mandaguari na gleba São João, para cumprir o mandado de reintegração de posse da propriedade, obtida pelos donos na justiça em decisão proferida em 24 de outubro de 2017 pela juíza Adriana Sant’Anna Coningham da 2ª Vara Cível – Vara Especializada do Direito Agrário De Cuiabá.

A propriedade que fica a cerca de 65-km da cidade de Porto dos Gaúchos é de propriedade da empresa Sumatra Cafés Brasil S/A, de João Antônio Lian e Luís Antônio Ribeiro.

A fazenda é objeto de disputa na justiça deste 2008, porem com a suspenção da emissão de posse em favor do movimento em 2011 o acampamento havia esvaziado, mas a fazenda voltou a ser alvo de invasão novamente em 2017, quando cerca de 200 famílias voltaram a ocupar a propriedade.

Com a noticia da reintegração de posso em outubro do ano passado, novamente vários acampados deixaram a propriedade por conta própria, porem cerca de 50 famílias ainda resistiam, e a ordem de reintegração definitiva foi cumprida na segunda-feira dia 15 de janeiro apelas autoridades.

Conselheiros tutelares, oficiais de justiça, e todo um aparato com ônibus e ambulâncias acompanharam a ação desenvolvida com objetivo de remover os sem terras da propriedade.

Conforme o chefe da segurança privada contratada pelos donos da fazenda, que atuou na propriedade durante o tempo que permaneceu a invasão, a reintegração de posse ocorreu de forma pacifica, e com a chegada das forças militares ao clarear do dia de segunda-feira, os sem terras foram acordados e comunicados da decisão e pouco a pouco foram arrumando seus pertences, desmanchando seus barracos e carregando para os caminhões disponibilizados para fazer o transporte das famílias.

“Parte das famílias que ainda estavam na propriedade saíram durante a reintegração por conta própria em seus veículos rumo a seus locais de origem, a maioria para Claudia, Sinop, Colíder, Tabaporã e Jaú e os que não tinham veículos e nem como sair por conta própria foram trazidas por ônibus e caminhões providenciados pelos donos da fazenda para a cidade de Porto dos Gaúchos e deixadas no ginásio de Esportes Nércio Arend, cedido pela prefeitura municipal. Algumas famílias ainda tentaram colocar seus pertences na porteira da fazenda pra de certa forma retornar assim que o oficial de justiça e as forças policiais deixassem o local, mas cumprindo a ordem judicial seus pertences foram colocados nos caminhões e as pessoas obrigadas a entrar no ônibus, e tiveram que deixar o local”, relatou ao Porto Notícias.

Todos foram trazidos para a cidade de Porto dos Gaúchos e estão acampados provisoriamente no ginásio de Esportes Nércio Arend, onde ficam conforme suas decisões e até decidirem que rumo tomarem.