Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Dom Bonifácio é velado neste domingo e será sepultado na cripta da Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá nesta 2ª

Dom Bonifácio Piccinini morreu aos 91 anos depois de passar quase uma semana internado.

Data: Segunda-feira, 30/11/2020 08:49
Fonte: G1 MT

O corpo do arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, de 91 anos, está sendo velado neste domingo (29), na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Ele morreu na noite desse sábado (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa, na capital.

O sepultamento, com a última missa, está previsto para segunda-feira (30), às 8h, na cripta dentro da Catedral Metropolitana.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou condolência aos familiares, ao povo da arquidiocese de Cuiabá e ao arcebispo metropolitano dom Milton Santos.

Dom Bonifácio teve um mal estar, ao se sentir muito fraco e debilitado, além de estar com a pressão arterial oscilando, e estava internado desde a segunda-feira (23).

 

Governo decretou luto

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), decretou luto de 3 dias pelo falecimento do arcebispo, em homenagem a todo o trabalho realizado por ele, ao longo de 45 anos dedicados a Igreja Católica.

"Recebemos a notícia com grande pesar. Perdemos hoje um homem que fez a diferença com suas ações e sua fé. Ele sempre foi um exemplo para todos nós", afirmou o governador e a primeira-dama.

 

Cripta

 

O subsolo da Catedral conta com uma cripta que serve de cemitério às autoridades políticas e eclesiásticas locais – como é de costume nas catedrais – desde quando era apenas uma simples capela, no início do século 18.

 

O local, aberto à visitação, guarda os restos mortais de oito personalidades históricas, incluindo fundadores e protagonistas da formação da capital mato-grossense e do próprio estado.

Estão enterrados Dom Carlos Luiz D'Amaur, Dom José Antônio dos Reis, Dom Luiz de Castro Pereira, Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil de Oliveira, Dom Francisco de Aquino Corrêa, Dom Orlando Chaves e frei José Maria de Macerata.

 

Biografia

Dom Bonifácio morava na Mitra Arquidiocesana, ao lado do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, no alto do Morro do Seminário, com outros sacerdotes e o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton.

Dom Bonifácio tem mais de 45 anos de serviços prestados à comunidade católica em Mato Grosso.

Dom Bonifácio nasceu em 1929 no estado de Santa Catarina. Ele já morou em São Paulo e na Itália, onde estudou Filosofia e Teologia. Em quase quatro décadas, ajudou a ampliar a presença da Igreja Católica em Mato Grosso.

Dom Bonifácio é arcebispo emérito, ou seja, já superou a idade de 75 anos, que limita o exercício do ministério episcopal. Ele já participou da construção de mais de 200 igrejas em Mato Grosso.