Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Indústrias de Colniza e Sinop estão no top 10 na cadeia produtiva sustentável de madeira no Brasil.

Sustentabilidade reconhecida.

Data: Quinta-feira, 10/12/2020 07:58
Fonte: SINDUSMAD/Assessoria

Duas indústrias mato-grossenses, do setor de base florestal, uma em Sinop e outra em Colniza, foram premiadas nacionalmente no quesito sustentabilidade. Ambas receberam o Prêmio Referência 2020, criado há sete anos pela revista Referência, da Jota Editora. As empresas são associadas a sindicados empresariais filiados a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Com sede em Sinop e com 90% da produção exportada para a Europa, América do Norte e Ásia, a Zico Madeiras foi a primeira empresa da história, ligada ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), a receber o prêmio.

“Sustentabilidade é manter a floresta em pé para não acabar a madeira nunca. Para trabalhar com exportação tem que ter projeto de manejo sustentável: o próprio mercado cobra e quer saber a procedência da matéria prima. Esse é o caminho que as indústrias de base florestal estão tomando”, destacou o empresário homenageado Sigfrid Kirsch (Zico).

Para o presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, o prêmio é um importante reconhecimento do trabalho sério que a empresa desenvolve. “É uma alegria ter uma empresa associada recebendo este prêmio tão importante”, comemora.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) Gustavo de Oliveira, destaca que a indústria de base florestal mato-grossense é um exemplo de sustentabilidade para o mundo. “Nossas riquezas naturais e produtos primários viabilizam cadeias produtivas complexas. O Brasil tem uma das legislações ambientais mais rigorosas do planeta e por estarmos na Amazônia Legal, o rigor é maior ainda. Por esses motivos, o reconhecimento das indústrias filiadas ao Sindusmad e Simno mostra a seriedade do setor”, avalia.

O prêmio é concedido por meio de indicações de leitores, clientes e contatos do setor, cabendo à revista a decisão. A publicação realiza o prêmio desde 2003, avaliando ações nos âmbitos de investimento, tecnologia, pesquisa ou social. “Reconhecemos dez empresas que fizeram algo relevante em prol do setor durante o ano: sejam investimentos ou inovações, e que acreditaram no segmento da madeira. É um prêmio para fomentar ainda mais a cadeia de base florestal do brasil”, destaca o diretor da Editora, Fábio Machado.