Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Imea: mais de 800 mil ha de milho deverão ser cultivados fora da época ideal em MT.

Projeção reflete o impacto causado pelo atraso da safra de soja em decorrência da irregularidade das chuvas; áreas cultivadas em março tendem a produzir menos.

Data: Quinta-feira, 17/12/2020 14:51
Fonte: https://blogs.canalrural.com.br/canalruralmatogrosso/2020/12/15/imea-mais-de-800-mil-ha-de-milho-deverao-ser-cultivados-fora-da-epoca-ideal-em-mt/

Com o plantio das lavouras de soja encerrado em Mato Grosso, as projeções para a semeadura da segunda safra de milho começam a tomar forma. De acordo com a projeção feita pelo Imea, pelo menos 14,11% das lavouras de milho deverão ser semeadas fora da janela considerada ideal, que vai até o fim de fevereiro no estado. São mais de 800 mil hectares (803.109 ha), considerando a área total prevista para esta safra, que deve passar de 5,69 milhões de hectares. O terreno cultivado fora do melhor período, deve superar o registrado nos dois últimos ciclos. No ano passado, por exemplo, 8,04% das lavouras foram plantados em março. Já na safra 18/19, foram apenas 4,15%.

Agricultor e vice-presidente eleito da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber classifica a atual safra como uma das mais desafiadoras da história de Mato Grosso. “Temos que lembrar que tradicionalmente nossos produtores têm plantado mais cedo as lavouras, ampliando a área da segunda safra. Ou seja, com o atraso que tivemos este ano, parte da segunda safra já foi comprometida. Em alguns casos, temos lavouras (de soja) também em péssimas condições nas quais os produtores optaram em não fazer o replantio, apostando em pelo menos empatar os custos ou minimizar os prejuízos que terão deixando a lavoura com baixo estande de soja, mirando em fazer o plantio da segunda safra. Se eles fizessem o replantio, não conseguiriam fazer o plantio da safrinha, para a qual já adquiriram os insumos e tem contratos de entrega de grãos para cumprir lá na frente”, comenta.

Os dados divulgados pelo Imea confirmam o impacto da irregularidade na distribuição das chuvas no cronograma das fazendas. Na propriedade do agricultor Cleverson Bertamoni, em São José do Rio Claro, apenas metade dos milharais será cultivada em fevereiro. O agricultor está preocupado, já que o cultivo mais tardio tende a reduzir o potencial produtivo das plantas. “Nossa colheita de soja está prevista para começar entre o dia 5 e 10 de fevereiro, um atraso muito grande. Vamos conseguir plantar apenas 50% da nossa área de 1.600 hectares de milho no mês de fevereiro, ou seja, vamos ficar com 800 hectares para plantar em março – provavelmente até o dia 15, 20 – o que vai nos trazer uma quebra de produtividade, já que vai ficar totalmente fora da janela ideal do milho. Este atraso do plantio da soja, vai acarretar lá na frente com certeza uma diminuição significativa da produtividade do milho segunda safra aqui em Mato Grosso. Essa é a nossa realidade”, conclui o produtor.