Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Poluição por Agrotóxicos

Data: Sexta-feira, 15/01/2021 18:51
Fonte: TV Amplitude (Beatriz C. Vougado)

Dia 11 de janeiro é um dia para lembrar a importância do controle da poluição por agrotóxicos, lembrando que esses produtos químicos são essenciais para auxiliar na produção de commodites, nos quais são o motivo do grande crescimento ocorrido no MT que tem influenciado na visibilidade do Brasil em todo o mundo.

Para os que não compreendem o funcionamento de uma plantação de soja, milho ou algodão (que são os principais plantios na região), o mesmo deve ser iniciado por uma boa preparação de solo, no qual só poderá ser feito após uma análise de solo que poderá identificar os defeitos e qualidades presentes naquele local que será efetuado o plantio.

Em seguida as necessárias identificações o solo poderá sofrer calagem ou gessagem para melhoria da acidez ou da absorção radicular da planta ao solo, para que enfim possa ocorrer o plantio (que em maioria vem por maneira de “plantio direto” no qual tem um intuito de preservar o solo e fazer com que o mesmo seja o menos agredido possível por compressões ou desgaste pela luz solar.

Durante o crescimento das plantas são necessários diversos tipos de agrotóxicos, como dessecantes (para facilitar a eliminação de plantas verdes na incorporação ao solo feita pelo arado e pela grade) ou também para secar o produto antes da colheita, o problema maior está em erros de cálculo do vento e esse produto acaba atingindo áreas verdes de preservação, pastagens vizinhas ou até mesmo produções que ainda já foram ou não aplicadas esse mesmo componente prejudicando assim a produção. Esses fatores podem desenvolver processos judiciais graves que podem terminar até mesmo em cadeia. Outro exemplo que podemos encontrar são os herbicidas, fungicidas e inseticidas, nos quais tem o mesmo intuito que é eliminar possíveis prejuízos na safra, podendo ser encontrados em aplicações ou em sementes transgênicas que são encapadas com os agrotóxicos.

Para encerrarmos esse assunto preocupante é importante lembrarmos da contaminação do solo, da água e de possíveis intoxicações ou até mesmo câncer que podem ser gerados em humanos e animais, por tanto por mais que devemos nos conscientizar no dia 11 de janeiro (dia do combate à poluição por agrotóxicos), também precisamos eternizar durante toda a safra e todo o ano essa preocupação.