Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Alunos de MT vão retornar às aulas presenciais em dias alternados em 2021 para evitar a contaminação do coronavírus

Um dia o estudante vai para a escola e, no outro, estudará em casa. Seduc disse ter repassado R$ 3,5 milhões às 717 escolas estaduais para que estejam prontas para atender de acordo com as medidas de biossegurança. Por TV Centro América

Data: Segunda-feira, 18/01/2021 15:48
Fonte: Equipe Amplitude TV Guarantã do Norte (Luana S. Torquette)

No dia 1º de fevereiro deste ano, o Estado de Mato Grosso iniciará o aprendizado presencial e fará algumas alterações para evitar a contaminação do novo coronavírus.

 

De acordo com o regulamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Conselho Estadual, para garantir a segurança dos alunos e docentes, os alunos estudarão na escola em dias alternados. Os alunos vão para a escola um dia e voltam para casa no dia seguinte.

 

Como resultado, apenas 50% dos alunos irão para a escola.

 

Irene de Souza, vice-secretária de Administração da Educação de Cedric, disse que a ajuda dos pais será necessária para evitar a perda de aprendizagem.

 

“Precisamos voltar com 50% dos estudantes de forma presencial e 50% não presencial, ou seja, os estudantes que estarão na segunda-feira de forma presencial, na terça-feira estarão de forma não presencial. Então é muito importante que os pais e responsáveis por esses estudantes nos ajudem para que os filhos, no momento em que estiverem em aulas não presenciais em casa, se esforcem, façam as atividades para que realmente a gente consiga entrar nesse processo de recuperação das aprendizagens de 2020, que é um processo muito importante”, afirma.

A carga horária será estendida. Serão 1.120 horas/ aulas, 320 horas a mais para recuperar o conteúdo deste ano.

“Nós já estamos fazendo um estudo de quais são as habilidades e competências que eles precisam desenvolver ao longo desses dois anos de uma maneira que a gente possa analisar a progressão dessas aprendizagens e desses prejuízos que eles tiveram em 2020”, afirma.

 

Para voltaras às aulas, as escolas não serão reformadas e algumas escolas receberão recursos. A seduc informou que repassou 3,5 milhões de reais para reparar o atendimento de 717 escolas publicas de acordo com a medida de biossegurança

"Temos a máscara, álcool em gel, termômetro digital, várias questões e itens que precisam ser adquiridos para esse retorno. No entanto, esse recurso do que foi disponibilizado agora no início de dezembro não é único, a escola recebeu o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o 4° repasse agora de dezembro. Algumas escolas deixaram de receber neste momento porque estão pendentes com prestação de contas. Então a Seduc vem trabalhando particularmente com cada uma delas de acordo com a situação de cada escola para que regularize a prestação e recebam o repasse”, afirma.

Os pais ou responsáveis que não estão seguros ao mandar seus filhos para a escola podem pedir-lhes que continuem o ensino à distância.

“Nós estamos com esse cuidado com os estudantes do grupo de risco. Então aquele pai que não se sente preparado para enviar os seus filhos que se encontram no grupo de risco, nós estamos preparando essa oportunidade para que eles continuem de forma não presencial, mas é muito importante todos retornarem para a escola para que essas perdas não se tornem ainda mais prejudiciais para o processo de aprendizagem de cada um deles”, afirma.

Sobre o transporte público na zona rural, a secretária alegou que serão disponibilizados álcool em gel e termômetro nos ônibus para conferir a temperatura dos estudantes. Nas escolas, aqueles que não se sentirem bem terão atendimento especial e os pais serão comunicados.

Mas mesmo assim os estudantes ainda se dizem preocupados com os riscos de contaminação pelo coronavírus nos ônibus e dentro das escolas.