Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Primeira indígena é vacinada contra a Covid-19 em MT

Outros três índios também foram imunizados nesta terça-feira (19).

Data: Terça-feira, 19/01/2021 16:56
Fonte: G1 MT

A mato-grossense Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso. A vacinação aconteceu na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá nesta terça-feira (19), quando outros três índios também foram imunizados.

À equipe de saúde, Elidia disse estar alegre ao receber a primeira dose da vacina e que se sente mais tranquila agora. A índia é da etnia Bakairi.

Cecilio Porireu Aijako, de 63 ano, da etnia Bororó, foi o primeiro trabalhador da saúde indígena a ser vacinado contra a Covid-19 em Mato Grosso.

No ato simbólico, também foram vacinados os indígenas Valdomiro Rodrigues Soares, de 54 anos, da etnia Bakairi, e o Alikose Enawene, de 20 anos, da etnia Enawene Nawe.

Das 126 mil doses de vacina que foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao estado de Mato Grosso, 60 mil são especificamente destinadas à imunização dos indígenas que vivem em aldeias do território mato-grossense.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que as primeiras doses já devem começar a chegar nesta terça-feira (19) aos municípios de Mato Grosso.

Foram encaminhados por aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), os imunizantes para as regionais de Rondonópolis, Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres. Durante a tarde desta terça-feira, também serão distribuídas as primeiras vacinas aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Vacinação

 

Nessa primeira fase receberão as doses os profissionais da saúde, idosos que vivem em asilos e indígenas. Na segunda fase, receberão a vacina a população de 70 a 74 anos; seguida da população de 65 a 69 anos; e depois os idosos entre 60 e 64 anos.

A terceira fase vai contemplar as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Já a quarta fase vai imunizar os professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

 

 

Covid-19 em MT

 

Mato Grosso atingiu 200.134 casos confirmados da Covid-19, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), na segunda-feira (18). Há dez meses, o estado registrava o primeiro caso da doença.

Desde então, foram 4.815 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.