Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

São Paulo começa a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19

A enfermeira Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco, de 46 anos, foi a primeira a receber a dose da imunização, nesta terça-feira (19). Campanha já havia começado na rede pública estadual.

Data: Terça-feira, 19/01/2021 17:14
Fonte: G1 MT

A Prefeitura de São Paulo começou, nesta terça-feira (19), a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19. A primeira dose foi aplicada na técnica de enfermagem Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco, de 46 anos, que há mais de seis anos é funcionária do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, de Pirituba, na Zona Norte.

Na primeira etapa da vacinação, serão priorizados não somente profissionais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, mas também aqueles que atendem os casos suspeitos nos seguintes locais: Unidade Básica de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também vão ser contemplados funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além dos profissionais de saúde, devem ser vacinados na primeira leva os 14.173 idosos que moram em asilos na capital e cerca de 1,8 mil indígenas do município.

A cidade de São Paulo já definiu 3 mil postos de vacinação – mil deles, na rede municipal –, onde serão aplicadas as doses conforme à medida que forem entregues os insumos.

Haverá postos nas 468 UBSs do município, que têm salas de vacinação permanentes. Além deles, a cidade vai contar também com mil postos satélites, como praças, shoppings, estações de metrô, terminais de ônibus e pontos comerciais. Serão priorizados locais com grande movimentação de pessoas.

A campanha de vacinação começou em São Paulo neste domingo (17) após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac no Brasil. O imunizante é produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista.

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa a receber a vacina.

No estado, os municípios de Santana de Parnaíba e São José do Rio Preto também começaram a aplicar a vacina em profissionais de saúde. As cidades do Grande ABC pretendem iniciar a vacinação às 19h desta terça.

 

Vacinação no estado

 

O governo de São Paulo vacinou 1.030 pessoas contra Covid-19 no estado até o início da noite desta segunda-feira (18), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

A maioria das doses foi aplicada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, onde cerca de 850 profissionais foram vacinados desde domingo.

Nesta segunda, a vacinação também começou em duas cidades do interior estado – Botucatu, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Campinas, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

"Até a próxima sexta-feira [dia 22] teremos finalizado as entregas nos municípios e nos 25 centros de distribuição regionais para abastecer as 645 cidades do estado. Há cerca de três meses temos nos dedicando a organizar esta campanha, que agora começa com a priorização dos nossos heróis da saúde”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

 

O governo de São Paulo espera receber da China 5,4 mil litros de insumo para CoronaVac na semana que vem, o que deve permitir a produção de mais 5,5 milhões de doses pelo Butantan.