Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Presidente informa que 'existem obstáculos para redução do preço do diesel no País'.

Redução penalizaria outros setores.

Data: Quinta-feira, 28/01/2021 21:51
Fonte: Agência Brasil.

Durante a live realizada na noite desta quinta-feira, 28, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre uma possível greve dos caminhoneiros e disse que há obstáculos para a redução no preço do diesel, principal reivindicação da categoria.

Segundo o presidente, umas das possibilidades seria reduzir em 9 centavos o preço do imposto federal que incide sobre o combustível, mas o Ministério da Economia avaliou que a medida poderia penalizar outros setores. 

"O imposto federal que existe [sobre o diesel] é o PIS/Cofins, que já tirou uma parte e está em 33 centavos [por litro]. Então, procurei a equipe econômica pra gente anular 9 centavos no diesel. Agora, cada centavo para diminuir no diesel, eu tive que buscar receita em outro local – ou criar um imposto ou aumentar outros impostos. E cada centavo no diesel equivale a 800 milhões de reais por ano", argumentou.

"Eu não sei se é possível ou não, quem fala de economia é o Paulo Guedes. Eu levo sugestões pra ele, ele analisa, levando em conta o mercado, a economia do mundo todo. Mas seria muito bom se nós pudéssemos diminuir e não aumentar alguns impostos de acordo com o interesse público", acrescentou. 

Imagem: Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro