O governo estadual cancelou os locais opcionais para o carnaval programado para ser realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro e até as 14h do dia 17 de fevereiro para reduzir o andamento do Covid-19. Outros 19 estados brasileiros também tomaram as mesmas medidas.
A decisão foi publicada em versão adicional do Diário Oficial na segunda-feira (1º). O decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pelo diretor de Assuntos Internos Mauro Carvalho. Segundo o governador, a medida leva em conta a taxa de ocupação dos leitos de UTI estaduais (ultrapassando a faixa de 73%), e o número de confirmados casos de infecção por coronavírus está aumentando e atualmente ultrapassa 217.000.
Mauro Mendes destacou que esta situação obriga o Estado de Mato Grosso a fortalecer o isolamento social, que é uma “medida não farmacológica eficaz contra a Covid-19”. A norma também proíbe “qualquer celebração de carnaval em ambiente aberto ou fechado por iniciativa pública ou privada” em todo o estado. De acordo com o decreto, o descumprimento dessas regras pode resultar em sanções penais para os envolvidos. Por outro lado, as empresas que não cumprirem as regras estarão sujeitas a "sanções administrativas, civis e criminais cabíveis das autoridades policiais estaduais e municipais, saúde e fiscais, incluindo a aplicação de multas e proibições temporárias".