Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Zoneamento ameaça produção tecnificada em pelo menos 14 mi/ha, diz Fórum Agro MT.

Atualização da proposta do Executivo para o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso pode comprometer futuro da produção agropecuária no estado.

Data: Segunda-feira, 08/02/2021 13:47
Fonte: Canal Rural

A discussão acerca do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE/MT) colocou o setor produtivo do estado em alerta. É que o texto proposto para atualizar o documento apresentado pelo Executivo em 2008, é visto como uma ameaça ao presente e ao futuro da produção agropecuária. Um dos problemas apontados é a alteração nos nomes das subcategorias que compõem a “categoria 1”, que dispõe sobre usos agropecuários com proteção dos recursos hídricos – entre elas as que tratam de agricultura tecnificada. Na avaliação do setor, as alterações podem “criar possíveis restrições para emissão de licenças ambientais e liberação de recurso financeiro para outras atividades que não constem dentro do perímetro indicado nos mapas”.

Presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa endossa a apreensão com os impactos caso o ZSEE/MT venha a ser aprovado como está. “Basicamente ele reduziria fortemente a área agricultável com tecnologia. Esta área, ‘se retirada’, passaria a ser uma agricultura familiar, onde não poderiam ser incorporadas tecnologias para incrementar a produtividade, ou mesmo vindo a ser transformadas em reservas, áreas de proteção ambiental… Então, essa preocupação existe porque o volume de terra que está sendo questionado é muito grande. O estado tem hoje, aproximadamente, 40 milhões de hectares agricultáveis, onde se encontram tecnologias de ponta para produção. Estes 40, basicamente seriam reduzidos para 26 milhões de hectares”, alerta.

Diante da apreensão, o Fórum Agro MT encabeçou uma reunião para debater o assunto na noite desta terça-feira, 02. Além das entidades que compõem o Fórum Agro MT (Famato, Acrismat, Acrimat, Aprosmat e Ampa), também estiveram presentes no encontro parlamentares e representantes de outros segmentos da economia mato-grossense, como comércio, indústria e lojistas. A expectativa é de que a partir das discussões, seja criado um grupo técnico para elaborar e embasar propostas que possam ser apresentadas como alternativas para substituir os pontos considerados mais preocupantes do ZSEE/MT.