A Prefeitura de Juína atendeu à solicitação da ASCOM CDL Juína e através de sua assessoria de imprensa, confirmou que o comércio de Juína bem como os órgãos públicos municipais irão trabalhar normalmente no carnaval. O município não irá publicar nenhum decreto tornando ponto facultativo os dias 15 e 16 de fevereiro, mantendo os serviços públicos funcionando.
O Governo de Mato Grosso também cancelou o ponto facultativo de Carnaval como forma de reduzir o avanço da Covid-19. O decreto também proíbe, em todo o estado, quaisquer festas ou eventos comemorativos de Carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular.
Importante mencionar que esta iniciativa não se aplicará aos bancos e cooperativas de créditos, que por determinação da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, estarão fechados segunda, terça e quarta-feira até 12h.
Em anos anteriores, o comércio poderia abrir as portas normalmente sem implicações trabalhistas, já que o Carnaval não é feriado em Mato Grosso, porém, no período, sempre foi decretado ponto facultativo de órgãos públicos, o que dificultava a movimentação na maior parte do comércio inviabilizando a abertura de muitas empresas.
Funcionam normalmente, sem custas trabalhistas:
- Escolas;
- Órgãos municipais e estaduais;
- Comércio em geral.
A ASCOM CDL Juína alerta que em caso de dúvidas, consulte sempre seu contador ou sindicato do setor.