Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Moradora de 105 anos é a primeira imunizada contra Covid em Nova Mutum

Data: Segunda-feira, 15/02/2021 17:30
Fonte: Só Noticias

A moradora do bairro Parque do Sol, Ambrozina Maria da Silva, de 105 anos, foi a primeira a receber a dose de vacina contra o Covid, em Nova Mutum. A secretaria de Saúde recebeu 190 doses da vacina produzida pelo Butatan para 1ª e 2ª dose – sendo 55 doses para trabalhadores da Saúde e 40 para destinado ao público com mais de 90 anos. As vacinas serão feitas no idosos em casa pela equipe médica.

De acordo com a secretária de Saúde, Sônia Ávila, mesmo sendo pequeno o quantitativo de doses para o público acima de 90 anos, a chegada das vacinas já representa um avanço. “Desde o início da campanha de vacinação tenho falado que teremos um longo caminho até vacinarmos principalmente os grupos prioritários, mas confesso que esse inicio já representa um grande avanço”. Comemora.

Até o momento foram identificados 38 pacientes com mais de 90 anos vinculados às unidades de saúde, porém, a Secretaria de Saúde estima que esse público seja maior. Neste caso, os familiares devem procurar a unidade de saúde de seu bairro para efetuarem o cadastro desse idoso.

Recentemente a secretaria municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde elaboraram o Plano Municipal de Vacina com o objetivo do Plano Municipal de estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no município de Nova Mutum.

O Plano de vacinação contra a infecção humana pelo Coronavírus tem como finalidade instrumentalizar gestores públicos e equipes de saúde sobre as medidas a serem implantadas e implementadas para a operacionalização da vacinação no município, bem como explicitar à população os procedimentos que serão adotados pela Secretaria Municipal da Saúde  no processo de vacinação.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)