Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Menino de 10 anos está em UTI de hospital de Cuiabá por causa da Covid-19

O garoto está com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do pulmão.

Data: Sexta-feira, 19/02/2021 12:07
Fonte: G1 MT

Um menino de 10 anos foi transferido nessa quinta-feira (17) de Primavera do Leste, no sudeste do estado, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, com problemas respiratórios em decorrência da Covid-19.

O garoto estava internado no Hospital Maternidade São Lucas desde domingo (14), quando foi hospitalizado para tratar sintomas da artrite, doença que ele já sofria. No entanto, no hospital foi diagnosticado com Covid-19, após apresentar problemas respiratórios.

Em decorrência da doença, o garoto está com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do pulmão. Com o agravamento do quadro, precisou de transferência urgente para UTI pediátrica.

A Defensoria Pública de Primavera do Leste, ajuizou ação com pedido de urgência para a transferência do menino. A Justiça deferiu a liminar e determinou que a transferência para UTI pediátrica fosse realizada no prazo máximo de 24 horas, sob pena de bloqueio de ativos financeiros do governo do estado para o custeio do tratamento.

Segundo a família, o menino foi transferido por meio de UTI móvel na tarde de quarta-feira (17) para o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, referência no tratamento de Covid-19.

 

Casos de Covid-19

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até quinta-feira (18), 238.781 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e 5.574 mortes em decorrência da doença no estado.

 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 312 internações em UTIs públicas e 294 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 73,76% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.