O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo aplicado para 1.665 presos em Mato Grosso. As provas começaram a ser aplicadas nessa terça-feira (23) e serão concluídas nesta quarta-feira (24).
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), as provas foram aplicadas em dois dias para garantir as normas de biossegurança no enfrentamento ao coronavírus, como por exemplo, o distanciamento entre os reeducandos e os profissionais da educação.
O Enem é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Em Mato Grosso, a gestão da educação nas unidades penais é feita pelo Núcleo de Educação nas Prisões (NEP), da Sesp-MT, onde é ofertado ensino regular nos níveis fundamental, médio e superior.
Segundo a secretaria, os presos que conseguirem aprovação serão inscritos nos programas de ensino superior e devem aguardar autorização judicial para começarem a estudar.