A Prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, oficializou na terça-feira (23) a intenção de adquirir doses da vacina dos principais laboratórios do país – Instituto Butantan distribuidor da Coranavac, Osvaldo Cruz responsável pela AstraZeneca e União Química distribuidor da Sputnik V. Para cada laboratório, Sorriso sinalizou a intenção de adquirir 80 mil doses.
De acordo com o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, o município reconhece a falta de vacinas no mercado, mas estabeleceu contato com os laboratórios responsáveis para afirmar a intenção em adquirir imunizantes assim que eles derem início na venda direta às esferas municipais.
O município acreditamos que 80 mil doses permite imunizar, pelo menos, as pessoas com problemas mais graves. Como todos os laboratórios preveem a aplicação de duas doses por pessoa, a quantidade irá imunizar cerca de 40 mil moradores.
O montante de 80 mil doses também leva em consideração as remessas de doses que estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário, o município aguarda agora a manifestação dos laboratórios.
Sorriso já registrou, até essa quinta-feira (25), 10,2 mil casos de Covid-19 e 130 mortes em decorrência da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).