Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Governador Mauro Mendes deverá adotar medidas mais restritivas para conter novo avanço da covid-19; OUÇA O ÁUDIO

Uma reunião com poderes e prefeitos na segunda-feira definirá as diretrizes para reduzir o agravamento da pandemia

Data: Sábado, 27/02/2021 08:57
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

"É uma situação que está me deixando muito preocupado e temos que tomar uma decisão diferente do que temos feito nos últimos meses". Essas são palavras do Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, em áudio enviado para os prefeitos dos 141 municípios do estado, ao se referir ao aumento dos casos da COVID-19.

Segundo ele, "lamentavelmente a pandemia está crescendo, o Governo abriu muitas UTIs nas últimas semanas, mas estamos no limite da capacidade de abrir UTI. Não há profissionais, não se consegue mais médicos e o aparato necessário para abrir UTI", relatou o governador. 

Devido a isso, Mendes propôs uma reunião por vídeoconferência com os gestores na próxima segunda-feira (01.03), para debater e definir medidas mais restritivas para conter esse avanço acelerado da COVID-19. Alguns sugerem um possível lockdown de 14 dias em todo o estado para frear a doença, mas várias alternativas será discutidas.

A primeira reunião ocorrerá a partir das 8h30, e contará com a participação de secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições. 

Já a segunda reunião, prevista para 11h30, será com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e com os prefeitos dos 141 municípios. 

De acordo com Mauro Mendes, a capacidade de atendimento nas UTIs públicas e privadas em Mato Grosso já está se esgotando, realidade que já tem assolado vários outros estados. 

Desta forma, segundo o gestor, é preciso que as lideranças públicas estaduais unam esforços para diminuir o contágio. 

"A taxa de ocupação chegou a 80% e todo mundo está levando a vida como se nada estivesse acontecendo. Não podemos ter aglomerações. Termos que tomar medidas um pouco mais severas", adiantou.

Ouça o áudio, clicando no play logo abaixo.