Ratinho Jr. governador do estado do Paraná decretou um lockdown de dez dias como medida de enfrentamento ao aumento de casos da covid-19. O governador Carlos Massa Ratinho Jr fez o anúncio na manhã desta sexta-feira (26) durante o pronunciamento do decreto oficial. As novas medidas valem a partir da madrugada de sábado (zero hora) até o dia 8 de março.
O lockdown suspende o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais no Estado. Além disso, está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, das 20 horas até as 5 horas. O decreto anterior proibida a circulação da meia-noite às 5 horas. Antes disso, outra medida restringia a movimentação a partir das 23 horas.
O decreto também atinge aos alunos, com a suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, cursos técnicos e universidades públicas e privadas.
As atividades religiosas estão proibidas, apenas atendimento individual e culto online. O decreto afirma que os servidores trabalharão em regime teletrabalho, por meio remoto, em todos os órgãos do Estado.
No ramo de alimentação, estão permitidos os sistemas delivery, drive-thru e take away. Apenas os comércios essenciais poderão funcionar –
supermercados, açougues, farmácias, panificadoras, mercearias, postos de combustíveis, segundo o decreto.
Até semana que vem, a Secretaria de Saúde confirmou que abrirá mais 99 leitos de UTI e 153 de enfermaria para enfrentamento no momento da pandemia. Ainda hoje, o governador destacou no encontro com prefeitos que as curvas de infectados e de hospitalizações cresceram muito nos últimos dias, aquém da trajetória da pandemia em 2020. Ele disse que as medidas ajudarão a controlar a contaminação e servirão para ajudar a população, e lembrou que o Estado pode estar sendo impactado pela circulação de novas cepas.