Um idoso morreu na tarde dessa quinta-feira (4) vítima da Covid-19 após dar entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tijucal, em Cuiabá. No entanto, a liberação do corpo gerou uma confusão e uma enfermeira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil depois que a funerária responsável se recusou a buscar o corpo do idoso por se tratar de um paciente com Covid-19.
Na declaração de óbito de Enio Ricardo Caparelli, de 70 anos, consta que ele faleceu por choque séptico, infecção generalizada e pneumonia por Covid-19. O filho de Enio o acompanhava no posto de saúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá lamentou o ocorrido e informou que a funerária responsável buscaria o corpo do idoso no primeiro horário desta sexta-feira (5), no entanto, não disse se o corpo já havia sido retirado ou não até a publicação desta reportagem.
O corpo do idoso foi colocado em uma sala da unidade com refrigeração.
A enfermeira de plantão procurou a delegacia para relatar que o idoso faleceu no período da tarde e que, ainda na noite, a funerária não havia buscado o corpo por ser de um paciente com coronavírus.
Sem estrutura e condições necessárias, por se tratar de uma unidade de atenção primária de saúde, a enfermeira denunciou que não tinha como ficar com o corpo no posto.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (4), 258.460 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.941 óbitos em decorrência do coronavírus.
Foram notificadas 2.748 novos casos de Covid-19 e 37 mortes nas últimas 24 horas. Dos 258.460 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.883 estão em isolamento domiciliar e 241.068 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 462 internações em UTIs públicas e 387 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,86% para UTIs adulto e em 46% para enfermarias adulto.