O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou um novo decreto no início da primeira semana do mês de março. O documento surgiu com o objetivo de estabelecer medidas restritivas para frear o contágio da covid-19. Desde sua primeira publicação, várias alterações foram feitas, sendo a mais recente na sexta-feira (5).
Com a mudança, supermercados e estabelecimentos que vendem produtos alimentícios poderão ficar abertos nos sábados até às 19h. Porém é proibido o consumo de bebidas alcoólicas no local.
As medidas restritivas começaram a valer na quarta-feira, dia 3 de março, e as novas alterações já foram pelo governo do Estado no Diário Oficial na sexta-feira, dia 5. O prazo para a aplicação das regras será de 15 dias.
REGRAS
- De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.
- Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 19h.
- Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.
- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.