A fila de pacientes que esperam por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 caiu para 91. Até sexta-feira (12), eram 102 pessoas na fila. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O governo de Mato Grosso pediu ajuda aos outros estados, no domingo (7), para transferir esses pacientes com Covid-19 para UTIs, mas nenhum estado respondeu oficialmente sobre o pedido de ajuda.
Enquanto isso, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou na quarta-feira (10), durante entrevista coletiva, a abertura de 500 leitos clínicos com ventilação mecânica e 160 de UTI para atender pacientes com Covid-19.
Também anunciou a liberação de R$ 69,8 milhões aos municípios, em até cinco dias, para a contratação de profissionais de saúde, medicamentos e outras despesas necessárias para colocar os leitos em funcionamento.
Nas últimas 24 horas, 69 pessoas morreram em Mato Grosso em decorrência da Covid-19, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) nesta sexta-feira (12). O número de mortos é o mesmo divulgado na segunda-feira (8).
O alto número de mortes diariamente só havia sido registrado no pico da pandemia, em julho do ano passado.
Até a tarde desta sexta-feira, a SES notificou 271.212 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.291 mortes em decorrência do coronavírus