Com a finalidade de garantir atendimentos de qualidade de fisioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A população de Guarantã do Norte, em especial aos pacientes que já foram infectados pelo coronavírus, o prefeito e secretário de saúde Érico Stevan, firmou uma parceria com a direção e Coordenação da faculdade AJES de Guarantã.
Os alunos do último ano do curso de Fisioterapia da Faculdade AJES, passaram a atende a comunidade no CRID, Centro de Reabilitação Irmã Dalva. Os atendimentos iniciam na segunda-feira (22) de março, e vão acontecer de segunda a quinta-feira no horário das 13h00rs às 17h00rs.
Os 15 alunos serão supervisionados pela Coordenadora do curso professora Maria Isabela Ramos Haddad Garcia, entre os principais atendimentos estão os feitos aos pacientes com sequelas devido à Covid-19, encaminhados ao setor de fisioterapia cardiorrespiratória, doenças neurológicas, ortopédicas, pós-trauma ou pós-cirúrgico.
De acordo com a coordenadora do curso, Maria Isabela Ramos Haddad Garcia, as pessoas que já passaram pela fase de contaminação da covid-19 e anda sentem fraqueza muscular, cansaço, dispneia, ou que não consigam realizar as atividades diária por falta de ar, podem procurar o atendimento.
Durante o tratamento os alunos utilizaram recursos fisioterapêuticos para garantir a recuperação das funções, diminuição dos sintomas de dor e melhora da independência, por meio de exercícios terapêuticos adequados à necessidade de cada pessoa.