Mato Grosso está com ocupação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 desde o dia 8 deste mês, quando a saúde no estado entrou em colapso. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou, nesta sexta-feira (19), que 136 pessoas aguardam um leito pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A superlotação se estende também para os hospitais particulares. Pelo menos dois hospitais particulares de Cuiabá fecharam os prontos atendimentos por causa da procura de atendimento para Covid-19.
O Hospital São Mateus anunciou, nesta quinta-feira (18), que decidiu suspender os atendimentos no pronto atendimento da unidade por causa do alto fluxo de pacientes com Covid-19, em Cuiabá.
Outros dois hospitais particulares de Cuiabá fecharam os prontos atendimentos nesta semana por causa da superlotação de pacientes com Covid-19. É o caso do Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá e o Hospital São Judas Tadeu.
O pronto-atendimento do Complexo Jardim Cuiabá foi fechado no sábado (13) e reaberto na manhã de quarta-feira (17), após readequações de novos leitos no hospital.
Ainda, Mato Grosso bateu recorde no número de novos casos de Covid-19 no estado nas últimas 24 horas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foram notificados 3.417 novos casos da doença nesta quinta-feira (18). Além disso, foram registradas 67 mortes nas últimas 24 horas.
No total, até a tarde desta quinta-feira, 282.595 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.641 mortes em decorrência do coronavírus.
Dos 282.595 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 14.874 estão em isolamento domiciliar e 258.997 estão recuperados.