Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

A água faz parte do patrimônio do planeta

O Dia Mundial da Água é comemorado hoje, 22 de março. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse importante tema.

Data: Segunda-feira, 22/03/2021 22:14
Fonte: Clodis Antonio Menegaz
A vida no planeta terra só é possível graças a presença de água, como todos nós aprendemos ainda nos primeiros anos da escola. Portanto, o Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos a respeito da importância de preservar os recursos hídricos. Todos nós nascemos com a responsabilidade e a missão de preservar, proteger e respeitar o Meio Ambiente, para que as gerações que vieram depois de nós, possam também usufruir deste recursonatural e ter um ambiente que permita a evolução da vida e de todas as espécies, sejam elas da fauna ou da flora.
A declaração Universal do Direito da Água, instituída pela ONU [Organizações das Nações Unidas], diz que: A água faz parte do patrimônio do planeta, herança de nossos predecessores; um empréstimo aos nossos sucessores e que o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, portanto a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
Mas sabemos que nem todos tem esta consciência. Apesar de todos nós sabermos que cada pessoa necessita de água para sua sobrevivência, cada vez as atividades humanas causam grandes danos ambientais, fazendo nascentes desaparecerem, poluindo as águas dos rios e as tornando impróprias para o consumo.
A água é um recurso natural finito, o que significa que se continuar a devastação do Meio Ambientes, a poluição dos rios e o desperdício no consumo da população, as consequências serão cada vez mais a diminuição da quantidade de água potável no planeta, até se tornar em volume insuficiente para atender as necessidades humanas.
Portanto, que este dia 22 de março seja de profunda reflexão sobre a importância da água para o futuro de toda a humanidade. Ademais, vale frisar que a diminuição da água influencia sobremaneira nas mudanças climáticas do planeta e todos nós dependemos de água para nossa sobrevivência.
Segundo dados da ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável. Em várias cidades brasileiras, a população enfrenta dificuldades com o abastecimento de água.
Até mesmo em Mato Grosso, Estado da Amazônia, rico em recursos hídricos, há cidades com problema no abastecimento. Às vezes, mesma a quantidade de água sendo abundante, ela não chega nas residências das famílias por deficiência das empresas que tem a concessão para explorar o serviço da distribuição.
Algum dia você parou para analisar o quanto a água é importante para sua sobrevivência? Faça uma reflexão neste dia 22 de março sobre a importância da água para a preservação da humanidade.

Fonte: José Vieira do Nascimento é jornalista – Editor dor jornal Mato Grosso do Norte em Alta Floresta