Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Biblioteca delivery de Juína é destaque internacional

Data: Quarta-feira, 31/03/2021 08:08
Fonte: Da Redação

Uma destinação de recursos realizada pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso e Ministério Público do Trabalho (MPT) trouxe frutos na área da cultura e reconhecimento internacional. O projeto Biblioteca Delivery, em Juína, tornou-se um dos destaques da última reunião do  Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável 2021, realizado entre os dias 15 e 18 de março.

O projeto foi apresentado em um dos painéis do evento, intitulado “Superando a exclusão digital em tempos de pandemia: acesso aberto a informações confiáveis sobre Desenvolvimento Sustentável”. Foram analisados 30 vídeos enviados por seis países.

O encontro teve como objetivo discutir como as bibliotecas podem promover o acesso à educação e a informações confiáveis de base científica sobre a covid-19, além de verificar, por meio de vídeos, como esses espaços estão se organizando durante a pandemia para promover a inclusão digital.

Segundo os idealizadores do evento, a particularidade do projeto de Juína está no fato de ter sido uma proposta com perspectiva cultural que estimulou muitas famílias, adolescentes e crianças do município a permanecerem em casa e a cumprirem as restrições impostas durante a pandemia.

O ex-secretário-adjunto de Cultura de Juína, Adriano Souza, que conduziu a implementação do projeto, relatou que a criação do Biblioteca Delivery também buscou contornar diversos problemas decorrentes da suspensão das aulas no município. “Naquele momento, a gente tinha a intenção de resolver um problema local. Nós já havíamos feito grandes investimentos na área de bibliotecas e não queríamos que a pandemia cessasse todos os resultados que estávamos obtendo”, lembra.

Biblioteca Delivery

O projeto Biblioteca Delivery também venceu, no ano passado, o Prêmio Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, na categoria Excelência, por se tratar de iniciativa de livre acesso à informação e à leitura, atuando na educação e desenvolvimento.

A implantação da Biblioteca Delivery foi possível graças à destinação de R$ 178 mil, feita pelo Vara do Trabalho de Juína e pelo MPT/MT.  O valor é oriundo de ações civis públicas movidas pelo MPT na Justiça do Trabalho contra empregadores que descumpriram a legislação trabalhista.

Com o recurso, foram compradas centenas de livros físicos e digitais, além de jogos educativos, 10 notebooks, equipamentos eletrônicos e um software para integração de todas as bibliotecas públicas do município e utilização dos acervos existentes, inclusive nas áreas rurais e indígenas, onde foi construída a Biblióca.

A destinação permitiu a compra de equipamentos de higienização específicos de livros e de uma moto, o que possibilitou a entrega de livros físicos nas residências.

O município assinou um termo de compromisso assumindo a obrigação de manter o sistema de entrega dos livros em domicílio mesmo após a pandemia e de dar ampla publicidade do acervo e dos serviços disponíveis à população.