Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mais de 21 mil 'kits intubação' serão enviados para 18 municípios de MT

Os medicamentos são essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19 em estado grave.

Data: Terça-feira, 06/04/2021 17:00
Fonte: G1 MT

Mais de 21 mil 'kits intubação' serão enviados para 18 municípios de MT Em Mato Grosso, mais de 21 mil medicamentos do chamado 'kit intubação' serão encaminhados para 18 municípios, com o objetivo de reduzir o colapso na saúde. O medicamento é essencial para o tratamento de pacientes com Covid-19 em estado grave.

A vendedora Thamires Gabriela conta que o pai, Alexandre José da Silva, está internado no Pronto Socorro de Cuiabá. A família está preocupada pois o médico do hospital já informou sobre a escassez do medicamento, que garante a estabilização do paciente.

"Se esse sedativo acaba, o que vai ser do meu pai e de outros pacientes que estão lá? eu não sei o que vai acontecer", relata.

Segundo a médica intensivista, Carolina Valandro, a falta desses medicamentos pode proporcionar um risco durante a intubação do paciente. Ele pode apresentar tosse, reflexo de vômito e pode gerar uma intercorrência grave durante a intubação do paciente como broncoaspiração.

Carolina explica que o aumento do número de casos graves internados e consequentemente a necessidade de intubação de mais pacientes tem tornado o abastecimento desses medicamentos insuficiente na velocidade em que têm sido usados.

"Então toda a indústria farmacêutica tem tido dificuldades de abastecer novamente esses medicamentos, e isso não é só um problema local, mas em todo o país", reitera.

 

O Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat) monitora, há pelo menos duas semanas, a queda nos estoques desses medicamentos.

"É um drama a mais para uma situação que é muito crítica, porque os hospitais estão com as UTIs lotadas, uma alta taxa de ocupação com muitos pacientes demandando atendimento intensivo e esses medicamentos são essenciais pra assistência correta adequada e a sobrevida desses pacientes", diz a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West.

No kit intubação estão incluídos:

 

  • Besilato de atracúrio, para relaxar a musculatura
  • Besilato de cisastracúrio, para intervenções cirúrgicas
  • Brometo, quefacilita a intubação
  • Midazola, que funciona também como um sedativo!

 

Segundo o Sindessmat, as unidades estão com estoque baixo, mas dentro do setor privado ainda não houve uma situação de completa falta desses medicamentos. No entanto, ela afirma que é um ponto de alerta, porque há dificuldade de aquisição, e que é preciso buscar alternativas para não deixar faltar e, consequentemente, nenhum paciente ir a óbito por falta de insumo.