Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Vereador cobra retorno da emissão de nota fiscal para produtores rurais de Juína

O vereador Ildamir Teixeira de Faria questionou o porquê da suspensão da emissão da nota neste mês, coisa que não havia ocorrido em momentos anteriores

Data: Quarta-feira, 07/04/2021 15:57
Fonte: Repórter em Ação
Produtores que costumam comercializar com os supermercados do município agora enfrentam a problemática na prestação de contas dessa comercialização, visto que a emissão de nota fiscal na Secretaria Municipal de Agricultura foi suspensa, por conta do decreto estadual.
 
O feirante e produtor Gilmar Cândido da Silva é um dos que protestou contra a suspensão na emissão da nota fiscal.
 
“Uma coisa que nós fazemos toda semana, nós entregamos no comércio, no caso 3 vezes na semana, seria na segunda-feira, na quarta-feira e na sexta-feira, ai na sexta-feira nós apresentávamos a nota fiscal de todos os produtos que nós entregamos no comércio e facilitava mais, agora com esse decreto fica difícil para nós que não tem essa condição de estar emitindo a nota”, frisou o produtor Gilmar Cândido da Silva.
 
O vereador Ildamir Texeira de Faria (PT), também produtor rural, recebeu a cobrança dos produtores e também solicitou o retorno ao menos da emissão de nota fiscal.
 
“Nos últimos 12 meses nós tivemos essa pandemia e em nenhum momento a Secretaria de Agricultura fechou atendimento para a questão de emissão de notas fiscais, a Secretaria de Agricultura sempre fechou para o atendimento ao público, mas como a nota fiscal é uma questão essencial para que os produtores consigam levar seus produtos para vender no mercado então a emissão da nota fiscal sempre foi mantida e agora nesse último decreto foi suspenso”, frisou o Ildamir.
 
 
A reportagem procurou o secretário de agricultura Jales Perassolo que afirmou que não há maneira de retornar os atendimentos, pois esta sendo cumprido apenas com o disposto no decreto estadual.
 
“A secretaria está cumprindo somente o decreto do governo do estado e ele não abre brecha para que nós façamos o atendimento ao público, mas hoje esta disponível o telefone para contato para que esteja sendo liberado senha nos quais eles podem retirar essas notas fiscais de casa, acessando o site do Sefaz”, pontuou o secretário.
 
Ainda segundo Jales, o produtor pode pedir para o comerciante fazer a emissão da nota fiscal ou o produtor pode pagar um contador para emitir a nota. Segundo ainda Jales, a vontade é retornar os atendimentos, mas enquanto vigorar o decreto estadual, a situação deve infelizmente permanecer a mesma.
 
Nesta quarta-feira (07/04) o secretário Jales informou que será retomado o atendimento via agendamento pelo número 3566-2195, para lançamento de nota fiscal e outros serviços.