Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade AJES proporciona atendimentos de Alunos do último ano do curso de Fisioterapia para tratamento de pacientes pós Covid-19 em Guarantã do Norte.

Data: Quinta-feira, 08/04/2021 16:04
Fonte: Ademir Junior

Após passar pela internação hospitalar, os pacientes positivados para Covid-19, iniciaram mais uma etapa importante para o restabelecimento da saúde, e cicatrizar as sequelas deixada pelo coronavírus, que é a lesão pulmonar, fadiga e falta de ar. Esta já é a quarta sessão que Ademir participa da sessão de fisioterapia. “Está fazendo um mês que eu senti os sintomas, daí no dia 11 eu internei e fiquei 11 dias no hospital, depois que comecei a fisioterapia já melhorou bastante, eu chego em casa e já me sinto bem melhor”, relata o paciente Ademir Pinheiro dos Santos.  

Lurdes de oliveiras que a cerca de 30 dias também passou por internação devido a Covid-19 depois que iniciou o tratamento já sentiu melhoras. “Para mim está sendo muito bom graças as Deus, já desenvolveu bastante porque ficou algumas seguelas, eu sinto que estou melhorando”.

Dorneles Resende Doarte, também já passou pelo hospital onde teve que receber cuidados médicos devido a doença, agora participa das sessões de fisioterapia. “Para mim está sendo muito bom, e recomendo para que outras pessoas também possam vir fazer”.

Este atendimento aos pacientes, só está sendo possível, devido uma parceria realizada pelo prefeito Érico Stevan, com a direção e Coordenação da faculdade AJES de Guarantã do Norte. 12 alunos do último ano do curso de Fisioterapia da Faculdade AJES foram disponibilizados para ofertar esse trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), e foram divididos em duas turmas oferecem o atendimento de segunda a quinta feira no horário das 13 às 17 horas.

Em entrevista os acadêmicos Arcélio Junior e Daniely Facindo que já participam de seus segundos estágios, esta experiência está sendo muito gratificante, na prática eles desenvolvem o que aprenderam em sala de aula, e o mais importante, já conseguem auxiliar os pacientes neste momento de pandemia.

“Por ser uma doença nova, ainda existem muitos estudos e não se sabe qual será o impacto na sociedade futuramente, e a fisioterapia é uma profissão, uma ciência que consegue reabilitar esses pacientes para serem reinseridos na sociedade, e nas suas atividades cotidianas” comenta a aluna Daniely Facindo

A fisioterapia é uma profissão que cresceu e esta se mostrando totalmente necessária no hospital, a gente está tendo esta oportunidade de atuar com esses pacientes, de uma forma muito proveitosa tanto para gente que é acadêmico, quanto para os pacientes que estão precisando de uma forma tão marcante”, comenta o aluno Arcélio Junior.

 

Coordenadora do curso, Maria Isabela Ramos Haddad Garcia, enaltece esta parceria com a secretaria municipal de saúde, que está sendo importante para o desempenho dos alunos. “Sem dúvida alguma, neste momento de pandemia muitas faculdades estão com os estágios parados, porque não pode existir a aglomeração, e aqui eles estão tendo esta oportunidade através desta parceria com a prefeitura, de fazer o atendimento aos pacientes do Covid-19 e realizar o estagio normalmente, uma experiência que talvez outros não tenham, de tratar esses pacientes, já que somente daqui a alguns anos a gente vai ver quais são os comprometimentos maiores que essa doença vai trazer, então eles já vão estar aptos e preparados para atender essa população assim que estiverem formados”.

Essa parceria é de suma importância já que é a partir da fisioterapia que o paciente diagnosticado com COVID-19 pode reestabelecer sua vida de maneira estável e ter sua rotina normalizada.