Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Fechamento do comércio de Juína no ano passado resultou no desemprego de quase 200 trabalhadores

A medida foi adotada no ano passado pelo então prefeito Altir Peruzzo (PT).

Data: Sexta-feira, 09/04/2021 11:10
Fonte:
O ano de 2020, marcado pelo início da pandemia em Mato Grosso e pelas primeiras paralisações das atividades comerciais por parte dos municípios, não foi negativo para Juína/MT no que se refere ao emprego e desemprego.
 
Segundo dados liberados pelo Novo Caged, Juína, contrariando o cenário econômico e pandêmico, apresentou saldo positivo na geração de empregos, mesmo que apenas no segundo semestre de 2020.
 
Emprego/Desemprego em 2020 em Juína
 
O 1.º semestre de 2020 registrou 1521 admissões em face de 1773 desligamentos, resultando em um saldo negativo de menos 252 empregos com carteira assinada em Juína, sendo que o setor que liderou as demissões foi o comércio, com menos 113 empregos, seguido pelo setor de serviços, com menos 100 empregos e a indústria, com menos 74 empregos.
 
Já no 2.º semestre de 2020 foram registrados 1894 admissões e 1610 desligamentos, representando saldo de 284 empregos com carteira assinada. O setor com mais geração de empregos foi o comércio, com saldo de 225, seguido pelo setor de serviços, com 29 empregos.
 
Admissões/Desligamentos em 2020
Fonte: Informações estraídas pelo Repórter em Ação no sistema CAGED
 
É importante recordar, no dia 22 de março de 2020, data em que foi decretado pelo então prefeito Altir Peruzzo (PT) o primeiro lockdown em Juína, foi registrado saldo negativo de -11 empregos e em abril daquele ano foi registrado um recorde em desemprego, com saldo de menos 191 contratações, seguido de maio com menos 156 contratações.
 
Os empregos voltaram a apresentar alta naquele ano a partir do mês de junho, com saldo de 32 empregos e com pico de novas contratações em outubro, com 109 empregos.
 
Emprego/Desemprego em 2021 em Juína
 
Em janeiro deste ano foi registrado 337 admissões em face de 465 desligamentos, o que resultou em menos 128 empregos. Desta vez o setor a liderar demissões foi o setor industrial, com menos 191 empregos, ocasionado em parte pelo fechamento da JBS. Os demais setores apresentaram saldo positivo, com destaque novamente para o comércio, que gerou 43 novos empregos.
 
Em fevereiro deste ano foi registrado 346 admissões em face de 285 desligamentos, resultando em saldo positivo de 64 novos empregos. Novamente, o setor que mais empregou foi o comércio, com 23 novos postos de trabalho, acompanhado pelo setor de serviços, também com 23 novos empregos. Os demais setores também apresentaram saldo positivo, exceto o industrial, que apresentou saldo zero.
 
Admissões/Desligamentos em 2021
Fonte: Informações estraídas pelo Repórter em Ação no sistema CAGED
 
Os dados do mês de março ainda não foram liberados pelo CAGED.
 
O prefeito de Juína Paulo Veronese (PODE), é totalmente contrário a medidas que possam levar ao fechamento do comércio. "Se depender de mim, o comércio não será fechado, porque precisamos dele funcionando fortemente. É claro, respeitando todas as medidas de segurança", disse o chefe do executivo em uma entrevista recente.
 
Por: Repórter em Ação