O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou um novo decreto nesta sexta-feira (9) liberando a volta às aulas de forma híbrida nas escolas particulares e o funcionamento dos shoppings e academias em condomínios de Cuiabá. As medidas entram em vigor neste sábado (10) e é válido até o dia 25 de abril.
Nesse período, todos os estabelecimentos podem funcionar das 5h às 20h, seguindo um escalonamento de horário e as medidas de biossegurança.
Conforme o novo decreto, atividades de lojas de roupas, calçados, armarinhos, revendedoras de veículos, que não constavam no decreto federal como serviços essenciais, também foram liberadas.
Além disso, a partir de segunda-feira (12), as escolas particulares poderão adotar o funcionamento híbrido, com aulas remotas e presenciais, respeitando as medidas de biossegurança como limite de 50% da capacidade total de cada sala, distanciamento entre as carteiras e uso de máscaras.
Para a rede pública municipal, segundo o município, a previsão é de que essa mesma metodologia passe a ocorrer a partir do dia 3 de maio.
O documento também autoriza o uso das academias de ginásticas nos condomínios de Cuiabá. No último decreto, foi liberado o playground e, agora, o mesmo está sendo feito com as academias, desde que isso ocorra com 50% da capacidade total do ambiente.
O prefeito liberou ainda as atividades econômicas de comércio varejista dentro dos shoppings centers e congêneres, com horário de atendimento ao público de segunda à sexta das 10h às 20h, e aos sábados e domingos das 7h às 12h.
De acordo com a prefeitura, continua valendo no comércio da capital o sistema de rodízio de funcionários e colaboradores, diminuindo a circulação de pessoas no mesmo ambiente de trabalho, conforme consta no decreto do dia 6 de abril. Também segue em vigor o incremento de mais 10% de ônibus na frota do transporte coletivo, totalizando 360 veículos em circulação.
Na última segunda-feira (5), ampliou o horário de conveniências de postos de combustíveis em Cuiabá durante a pandemia da Covid-19.
As lojas de conveniência instaladas em postos de combustíveis terão horário de funcionamento de segunda-feira à sexta feira das 5h às 20h. Aos sábados, será entre as 5h e 12h.
Assim como no decreto anterior, é proibido o funcionamento aos domingos e feriados. Os clientes também não podem consumir bebidas no local.