Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Março teve média de quase 90 óbitos por dia por Covid-19 no Ceará

Foram em média 89,5 óbitos diários do terceiro mês do ano.

Data: Sexta-feira, 09/04/2021 17:25
Fonte: G1

O Ceará registrou média de quase 90 mortes por dia durante o mês de março de 2021 em decorrência da Covid-19. Foram 89,5 óbitos diários no terceiro mês do ano, índice acima das médias registradas em janeiro (18,1) e fevereiro (35,8). Março também registrou o maior número de fatalidades do período, com 115 pessoas que morreram por Covid-19 no dia 26. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgadas nesta sexta-feira (9).

De acordo com o documento, todas as 22 áreas descentralizadas de saúde do estado apresentaram redução no número de casos confirmados da doença entre a primeira e a segunda quinzena de março, com exceção de Baturité e Limoeiro do Norte. Entretanto, quase todas também registraram aumento de óbitos no período, com exceção de Crato e Tauá.

Segundo a plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desde o início da pandemia, o estado acumula 579.930 casos de Covid-19 dos quais 15.278 evoluíram para óbito. Mais de 404 mil pessoas já se recuperaram da doença. Os dados foram atualizados na manhã desta sexta-feira (9).

 

Equipamentos de teste de Covid

 

O Governo do Ceará adquiriu dois termocicladores para a realização diária de aproximadamente três mil testes RT-PCR para detectar a Covid-19. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os equipamentos também vão contemplar exames para detectar outras doenças que chegam ao laboratório Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O termociclador é um equipamento utilizado em técnicas baseadas na manipulação ou identificação de DNA/RNA.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 414.991 análises foram feitas no Lacen com aparelhos cedidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Conforme a Sesa, o aumento da capacidade de testes auxiliará nas tomadas de decisão na parte assistencial e na vigilância.

"A compra desses termocicladores pela Sesa para o Lacen é de extrema importância frente à pandemia pela Covid-19. Os equipamentos possibilitam que o Ceará realize um número maior de exames e dê mais agilidade aos resultados", explica Liana Perdigão Mello, diretora do laboratório.

"A estratégia de testagem da população é uma das maneiras mais eficazes para o controle da pandemia. Somente dessa forma é possível identificar os infectados, isolá-los e evitar a transmissão", complementa a farmacêutica.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto: