Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Tribunal de contas de MT dá cinco dias para prefeito de Juína explicar licitação

Prefeito de Juína, Paulo Augusto Veronese (Podemos) terá que explicar irregularidades em licitação

Data: Segunda-feira, 12/04/2021 10:13
Fonte: DIEGO FREDERICI/FOLHAMAX

O conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Luiz Carlos Pereira, deu cinco dias para o prefeito de Juína (757 KM de Cuiabá), Paulo Augusto Veronese (Podemos), explicar supostas irregularidades numa licitação no valor estimado de R$ 3,4 milhões.

O objeto do certame (pregão presencial) é a aquisição de materiais elétricos para manutenção preventiva e corretiva da iluminação pública da cidade.

Em decisão publicada do último dia 7 de abril, o conselheiro interino analisou o pedido de suspensão do negócio realizado pela Tradetek Comércio e Exportação de Luminárias. A organização alega que o edital possui exigências “excessivas, irrelevantes ou desnecessárias”, que podem restringir a “competitividade da disputa”.

A empresa argumenta ainda a necessidade de um “projeto luminotécnico” que deveria ser disponibilizado pela própria prefeitura de Juína.

“A empresa licitante argumenta que o instrumento convocatório do pregão presencial carece de projeto luminotécnico elaborado nos moldes da norma ABNT e assinado por engenheiro habilitado em seu conselho de classe, isto é, no Crea”, diz trecho da representação.

O conselheiro interino, por sua vez, explicou que precisa ouvir o prefeito de Juína para fundamentar sua decisão sobre suspender ou não o pregão presencial.

“Com relação à medida cautelar requerida, entendo ser prudente relegar sua análise para momento processual ulterior, qual seja, após a oitiva prévia do Gestor, no intuito de dispor de mais elementos para a formulação de um juízo seguro acerca da matéria”, avaliou Luiz Carlos Pereira.

Além de pedir a manifestação do prefeito Paulo Veronese, o conselheiro interino também solicitou os documentos relativos à licitação para análise.