Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

MT recebe vacina contra Influenza, mas Cuiabá não define data de início da campanha

Ministério da Saúde disse que cabe aos municípios a definição da data de início da vacinação, bem como a estratégia adotada para a imunização da população.

Data: Segunda-feira, 12/04/2021 14:01
Fonte: G1 MT

Mato Grosso recebeu 142 mil doses da vacina contra Influenza do Ministério da Saúde. A distribuição dos imunizantes iniciou na sexta-feira (9) e as doses estarão disponíveis nos Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso.

No entanto, a Prefeitura de Cuiabá não definiu ainda uma data para o início da campanha. Disse que ainda definirá a organização.

Em Várzea Grande, a prefeitura fará uma reunião nesta segunda-feira (12) para definir o calendário de vacinação.

A campanha ocorrerá no país a partir desta segunda-feira (12) até o dia 9 de julho de 2021. No entanto, cabe aos municípios a definição da data de início da vacinação, bem como a estratégia adotada para a imunização da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Nesta primeira fase, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.

O Ministério da Saúde ainda orienta a utilizar o sistema de agendamento como forma de evitar aglomeração de pessoas na fila de espera; se houver fila, prezar pelo distanciamento entre uma pessoa e outra e disponibilizar pontos para higienização das mãos ou ofertar álcool em gel na concentração de 70% para facilitar a higienização das mãos dos profissionais e da população.

Próximas fases

 

A segunda fase Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve começar em maio e terá como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e professores.

Na última fase, prevista para iniciar em junho, devem ser vacinados pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A estimativa é de que sejam vacinadas 1.218.751 pessoas em Mato Grosso nas três fases da Campanha Nacional contra a Influenza.