Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Saiba qual a importância do Hino Nacional Brasileiro que é celebrado nesse dia 13 de abril

A canção foi celebrada pela multidão que festejava a abdicação de Dom Pedro 1º

Data: Terça-feira, 13/04/2021 09:12
Fonte: Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

No dia 13 de abril o Hino Nacional Brasileiro foi tocado pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na Praça da República, no Rio de Janeiro.

A canção foi celebrada pela multidão que festejava a abdicação de Dom Pedro 1º - as razões da abdicação foram pressões políticas, pois muitos brasileiros eram contrários a Dom Pedro Primeiro e aos seus partidários portugueses.

O Maestro Francisco Manuel da Silva vibrou com a abdicação do Imperador, e compôs o Hino Nacional Brasileiro.

Após a Proclamação da República, os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Migues. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o então presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Migues seria o Hino da Proclamação da República.

Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.

Atualmente, o Hino Nacional Brasileiro é executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional.

Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais e nacionais. 

Em nível internacional, um Hino Nacional de um país tem como principal função levar a história e os símbolos compostos por uma determinada nação.